Em um cenário econômico ainda tão complexo como o deixado pela pandemia, não é surpresa que a inadimplência entre os brasileiros seja a mais alta já registrada nos últimos 12 anos*. Pelo menos é o que diz uma pesquisa recente feita pela Confederação Nacional do Comércio que mostrou um patamar que não era atingido desde 2010.
A inadimplência é um risco existente em qualquer negócio, mas para tentar impedir que esse problema afete sua empresa de forma insustentável, preparamos dicas preciosas:
-
Ofereça descontos para incentivar o pagamento em dinheiro, PIX ou até mesmo cartão de débito;
-
Dê preferência as formas de pagamento com garantia, tal como cartão de crédito;
-
Se for trabalhar com emissão de boletos ou recebimento de cheques, tenha um cadastro completo do seu cliente, verifique referências e, se possível, consulte se ele já possui um histórico de processos e registros por não pagamento;
-
Estabeleça um limite de crédito a novos clientes. No GE, essa informação pode ser lançada no cadastro do cliente, gerando um aviso sempre que houver tentativa de nova compra e a soma dos valores já em aberto ultrapassar o limite determinado;
-
Determine prazos de pagamento específicos a cada cliente e aproveite para favorecer àqueles que já têm uma relação duradoura com sua empresa, fidelizando-os ainda mais. No GE, você pode configurar um prazo padrão para cada cliente em seu próprio cadastro;
-
Acompanhe periodicamente os títulos que já estão em atraso e faça contato para lembrar o cliente sobre o pagamento e propor formas de liquidação. Não espere que o problema vire uma bola de neve! Com os relatórios do GE, essa informação chega à sua mão em um minuto;
-
Fique de olho no atraso médio dos seus clientes e, ao perceber o aumento deste, reveja prazos e condições de pagamento ou as taxas de juros. Com o GE, o atraso médio dos clientes pode ser automaticamente calculado e lançado no cadastro, permitindo o fácil uso dessa informação em relatórios para análise e elaboração de estratégias comerciais.
Mesmo com todo cuidado, sabemos que em algum momento a inadimplência ainda pode dar as caras por aí. Por isso confira a seguir nossas dicas para estes casos:
-
Evite vender para um cliente que já esteja com débitos em atraso. Se necessário, estabeleça ao menos uma regra de negociação antes de liberar novos trabalhos. Além disso, faça uma nova análise cadastral sempre que o cliente passar longos períodos sem comprar com sua empresa;
No GE, o cadastro de clientes pode ser verificado periodicamente e, numa simples ação, todos aqueles cujo atraso médio for maior do que o desejado ou que não tenham feito compras desde um período determinado, serão suspensos.
-
Comunique seu cliente sobre os títulos em aberto. Além de contatos por telefone, faça a comunicação também por meios formais como carta ou e-mail. O GE permite gerar cartas de cobrança a todos os clientes em atraso;
-
Promova campanhas com o intuito de realizar a cobrança dos clientes em atraso. Para essas ações, já tenha estabelecido o que será possível propor de negociação e acompanhe o cliente até a quitação do débito. Com o sistema GE, selecione um público alvo dessas campanhas e insira todo histórico da negociação até a reabilitação deste cliente, agende contatos de acompanhamento e até visitas.
Lembre-se que todo cliente deseja ser tratado como único, o que se aplica também no momento da cobrança. Por isso reforçamos que o melhor caminho é sempre o diálogo individual e transparente para manter ou recuperar essa relação.
Vale reforçar também, que apostar em gestão será sempre a melhor forma de antever problemas como a inadimplência, por isso é tão importante investir em soluções que te permitam conhecer a fundo seu negócio.
Esse texto fez sentido pra você? Então compartilhe com alguém para quem também faça.
É cliente da Zênite e quer saber como usar os recursos mencionados acima? Fale como nosso suporte técnico através do e-mail suporte@zsl.com.br ou pelo telefone (31)3419-7300.
Ainda não é cliente da Zênite? Clique aqui e solicite um contato do nosso time comercial. Vem com gente!
*Fonte: CNC