Blog

Sua empresa faz Pós Cálculo

30/08/2019

O que é isso?

O Pós Cálculo consiste na análise de uma ordem de serviço ao término de sua produção e a indicação dos gastos realmente envolvidos na confecção do trabalho.

Por que fazer?

A prática do Pós Cálculo permite à empresa uma série de benefícios:

  • Garantir o equilíbrio dos custos para uma prática saudável de preços para a empresa e o cliente:

Se o custo previsto é sempre inferior ao realizado, é importante identificar os processos e materiais onde isso ocorre e ajustar suas formas de cálculo. Desta maneira vamos evitar que a empresa pague pelo que deixou de ser repassado ao cliente.

Quando o custo previsto é sempre superior ao necessário, a identificação dos processos responsáveis por essa divergência e sua correção de cálculo também são fundamentais para evitar possíveis perdas de venda. Não se iluda acreditando que isso é um ganho extra, quantos orçamentos você perdeu este mês devido ao preço?

O objetivo é diminuir a diferença entre a quantidade/consumos planejados e o realmente produzido.

  • Avaliar a margem de contribuição prevista e a real:

A margem de ganho prevista na venda é uma expectativa e sua realidade depende que tudo ocorra conforme o planejado no cálculo do orçamento. Gastos não previstos (e identificados no pós cálculo) irão interferir em sua margem, deixando-a por vezes menor do que o esperado. Assim também, a otimização do tempo na produção e no consumo da matéria prima, tornarão sua margem melhor. Como vimos no item anterior e lembramos mais uma vez,  a idéia é tornar a  diferença entre o previsto e realizado sempre a menor possível.

Sua margem prevista é sempre interessante, mas no final do mês a conta não fecha? O Pós Cálculo pode ser o início para encontrar uma resposta a essa questão.

  • Reduzir prejuízos por desperdício de materiais:

Com o pós cálculo será possível identificar eventuais ocorrências de desperdício e adotar medidas para minimizar tais situações; O gerenciamento indevido dos recursos disponíveis pode ser um dos grandes causadores de prejuízo na empresa.

  • Reconhecer falhas recorrentes ocasionadas por equipamentos, turnos ou em tipos específicos de serviço:

Observando que as divergências de consumo são mais evidentes quando envolvem um determinado turno ou máquina será possível agir diretamente na causa do problema. Assim, o pós cálculo também serve para alertar sobre a necessidade de qualificação de uma equipe, manutenção de equipamento, etc.

  • Corrigir a forma de cálculo dos processos inseridos no sistema de orçamento, adequando-os a realidade:

As divergências entre o previsto e o gasto serão minimizadas quando os parâmetros usados para o cálculo do orçamento refletirem ao máximo a realidade da produção.

Atente-se ao pós cálculo para ajustar a produtividade e consumo médio real esperados e use essas informações ao fazer seus orçamentos. Deste modo, as divergências se tornarão uma exceção e não uma regra.

Sabemos que variações na quantidade e nos recursos consumidos na produção são normais dentro de um ambiente tão dinâmico quanto de uma gráfica, porém, é importante minimizar estas diferenças e ter a certeza de que elas não estão, na verdade, nos apontando algum gargalo que ainda precisa ser resolvido.

O Pós Cálculo deve fazer parte da rotina da empresa. Se ainda não faz parte da sua, nosso incentivo é que comecem já!

Ainda não tem uma ferramenta para facilitar o pós cálculo e suas análises? Conheça o GE e descubra um aliado completo para gestão do seu negócio. Vem com a gente!

 

                                                                                                                                                        Por Andréia Santos

                                                                                                                                                  Comercial - Zênite Sistemas

 

 

 
 

Zênite Sistemas

(31) 3419-7300
vendas@zsl.com.br
Rua Itaguaí, 866 - Caiçara - Belo Horizonte - MG - CEP 30775-110