Blog

PIX - Vamos entender o que é?

08/10/2020

Muito tem se falado do PIX, chaves de cadastro, transações instantâneas, mas afinal, o que é o PIX? Como funciona? Minha gráfica poderá usar e se beneficiar?

Abaixo, nós da Zênite, respondemos alguns desses questionamentos.

O que é o PIX?

O PIX é um meio de pagamento instantâneo lançado pelo Banco Central em fevereiro de 2020, o principal intuito é o aumento de velocidade nas transações e na diminuição significativa dos custos. Com o PIX será possível realizar transferências 24 horas por dia durante 7 dias por semana e além disso o Banco Central garante que as transferências serão realizadas em poucos segundos.

E como representa menor custo para os cidadãos e empresas?

Atualmente pagamentos de contas e transferências podem ser realizados através dos famosos TED´s, DOC´s, boletos, cartões e até dinheiro vivo, algumas destas possuem custos para serem realizadas e poderão ser substituídas pelo PIX.

Para os usuários pessoas físicas, o PIX, será totalmente gratuito. As empresas além de ganharem mais uma opção de recebimento ainda poderão ver seus custos bancários serem reduzidos.

Como as transações serão diretas entre pagador e recebedor, sem intermediários, com o PIX sua empresa poderá reduzir o custo das máquinas de cartão e de emissão de boletos, por exemplo.

Além disso não haverá mais os tão longos tempos de compensação de depósito, baixa de boletos ou limites de valores. O dinheiro estará disponível na conta na hora, gerando assim uma melhora no seu fluxo de caixa.

As empresas poderão também usar o PIX para realizar pagamentos aos fornecedores, funcionários e até alguns tributos, mas nesse caso podem existir algumas taxas, então não deixe de verificar junto ao seu banco sobre esses valores.

Como vai funcionar o PIX?

Todas as instituições financeiras deverão oferecer o PIX dentro de seus próprios aplicativos, então atenção não haverá um aplicativo exclusivo para o uso do PIX.

E as chaves PIX, o que são?

Para simplificar podemos falar que as chaves PIX são o “apelido” para identificar a sua conta que receberá a movimentação do PIX. É possível registrar até 4 tipos de chave PIX, que são:

  1. CPF ou CNPJ
  2. E-mail
  3. Número do celular
  4. Chave aleatória

Vai ser permitido também registrar mais de um e-mail ou telefone como chave PIX. Cada pessoa pode ter até 5 chaves para cada conta bancária, mas não é permitido cadastrar a mesma chave em mais de um banco. Por exemplo, digamos que você cadastrou o celular como chave em um banco, esse mesmo número não poderá ser usado como chave para conta em outro banco.

Resumindo, a chave Pix é o dado que será necessário para poder enviar um Pix a alguém. Vai se tornar muito comum você ouvir algo assim: “me fala seu PIX para poder te pagar”.

Como receber um PIX?

Basicamente serão duas as formas de receber através do PIX, uma delas é através da chave PIX, que citamos agora a pouco.

A outra forma é através da geração de um QR Code que deverá ser compartilhado com o pagador. Serão 2 tipos de QR Code:

O PIX entrará em funcionamento no dia 16 de novembro, mas o cadastro das chaves já pode ser realizado.

E aí, você e sua empresa já estão prontos para esse avanço? Não deixe de comentar e compartilhar, se tiver qualquer dúvida fala com a gente. Será um prazer ajudar.

Esse conteúdo faz parte do nosso propósito de auxiliar sua gráfica no dia-a-dia. Ainda não conhece a Zênite? Acesse www.zsl.com.br e descubra como podemos te ajudar ainda mais.

 
 

Zênite Sistemas

(31) 3419-7300
vendas@zsl.com.br
Rua Itaguaí, 866 - Caiçara - Belo Horizonte - MG - CEP 30775-110